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Submissão de Trabalhos

SUBMISSÃO DE RESUMO DE TRABALHO PARA SELEÇÃO

A data limite para submissão de trabalhos é 30 de maio de 2017. Antes de submeter seu trabalho para seleção leia atentamente e por completo o texto abaixo.

 Existem duas modalidades para apresentação de trabalhos na JAC UFSCar:

- Comunicação oral, na qual o participante apresenta individualmente seu trabalho em um auditório, durante uma sessão de no máximo 20 minutos, podendo utilizar recursos visuais digitais para isso, como apresentações de PowerPoint. Outras comunicações devem ocorrer na sequência e os temas podem ser discutidos pelos apresentadores e público presente. 

- Painel científico, na qual o participante apresenta em uma mostra de painéis para o público do evento, simultaneamente com os outros trabalhos escolhidos.

Ambas as modalidades deverão ocorrer no Sábado, dia 01 de julho, na 16ª edição da JAC UFSCar. As comunicações orais serão dividas em sessões. O número de sessões para apresentação de trabalhos, bem como o número de trabalhos a serem aceitos para apresentação oral, está diretamente relacionado ao espaço físico disponível para tal atividade. Assim, ao submeter o resumo do seu trabalho para seleção, você NÃO ESTÁ ESCOLHENDO ESTA MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO.

Todos os trabalhos enviados para seleção passarão por duas etapas de análise:

  • Etapa 1: os trabalhos serão selecionados ou não para serem apresentados na JAC UFSCar
  • Etapa 2: parte dos trabalhos pré-aprovados na Etapa 1 serão selecionados para serem apresentados oralmente.

Os trabalhos aprovados na Etapa 1 e não na Etapa 2 serão apresentados no formato de painel.

ATENÇÃO!!!

Você não pode escolher se seu trabalho será apresentado oralmente, pois esta modalidade será definida mediante seleção, porém você pode escolher apresentar seu trabalho em formato de painel. Neste caso, é necessário especificar no corpo do e-mail de inscrição que você quer que seu trabalho seja apresentado como painel e assim ele será avaliado somente na etapa 1.

Todas as outras submissões de trabalho, que não tiverem a especificação do intento de apresentar como painel no corpo do e-mail de inscrição, serão julgadas nas duas etapas e terão a modalidade de apresentação definida pelos avaliadores da JAC UFSCar.

A submissão de resumos de trabalhos deve seguir as normas descritas abaixo. IMPORTANTE: Ao enviar seu resumo de trabalho você o estará submetendo à seleção. Serão entregues certificados aos trabalhos que forem efetivamente apresentados.

 

SELEÇÃO DE TRABALHOS:

Como citado, a análise dos resumos ocorrerá por duas etapas:

Na etapa 1 será feita análise do resumo quanto a sua adequação às normas abaixo descritas. Se o resumo estiver devidamente adequado, claro e pertinente, será "pré-aprovado".

Na etapa 2 os resumos "pré-aprovados" passarão então por uma análise comparativa. A análise comparativa, com caráter de "desempate", será baseada nos critérios também abaixo descritos (etapa "2" abaixo).

 

1. NORMAS PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHO NA JAC UFSCar

(A aprovação somente nesta etapa significará a apresentação na modalidade Painel Científico). 

A. Os resumos de trabalhos devem ter as características de formatação descritas abaixo. O template para preenchimento e envio de resumo, disponibilizado aqui, já possui as características de formatação.

A1. Título do trabalho no topo da página, centralizado e com espaçamento simples. Fonte Times New Roman, tamanho 14, com todas as letras maiúsculas e em negrito. O título deve ser claro e conciso e indicar o conteúdo do trabalho.

A2. Nome do(s) autor(es) deve estar centralizado, na linha imediatamente abaixo do título, com fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento simples. O nome do apresentador deve estar sublinhado. O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) estar escrito(s) por extenso, em ordem direta, sendo maiúsculas somente as iniciais.

Correto: "João Antônio da Silva"

Incorreto: "João Antônio", "JOÃO ANTÔNIO DA SILVA", "Silva, J.A." ou "Silva, João Antônio".

A3. Na linha imediatamente após o(s) nome(s) do(s) autor(es) deve constar o endereço eletrônico do apresentador. Este deve estar centralizado, com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples e sem destaque em negrito ou itálico.

A4. A vinculação institucional de cada autor deve ser explicitada utilizando numeração sobrescrita, sendo que o(s) nome(s) da(s) instituição(ões) deve(m) ser escrito(s) por extenso, na linha imediatamente após o(s) nome(s) do(s) autor(es) sendo maiúsculas somente as iniciais. Para mais de uma instituição deve-se separar os nomes de cada uma por ponto e vírgula.

Correto: "Universidade Federal de São Carlos" 

Incorreto: "UFSCar" ou "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS". 

A5. Para iniciar o resumo deve-se pular uma linha após o(s) nome(s) da(s) instituição(ões). O corpo do texto deve ser escrito com fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples, sem destaques em negrito, itálico ou sublinhado; deve conter o mínimo de 15 linhas e máximo de 25 linhas; deve ser escrito em um único parágrafo, justificado com a primeira linha tendo recuo de 1,25cm à direita, sem subtítulos (como "Objetivos", "Método", etc.).

A7. No resumo não deve haver imagens, tabelas, figuras, gráficos, planilhas, nem similares. Também, excetuando-se os casos em que seja imprescindível pelo teor do trabalho (referência a instrumento de coleta, obra de autor que seja foco de estudo conceitual, etc.), não devem ser feitas citações com referência, por exemplo: "segundo De Souza (2004), o comportamento é..." ou "o comportamento (DE SOUZA, 2004) é...".

A8. Todo o texto deve estar em cor preta.

B. Devem constar nos textos dos resumos de trabalhos, de maneira clara e objetiva, os aspectos descritos abaixo (sem a utilização do recurso de "subtítulos" para diferenciá-los).

B1. Objetivo(s).

B2. Método.

B3. Resultados (principais, se for o caso).

B4. Conclusões.

C. Serão aceitos somente trabalhos científicos e/ou filosóficos, cujo teor esteja relacionado aos grandes temas da Análise do Comportamento, sendo eles, de maneira resumida: tratamento de aspectos teóricos, filosóficos, metodológicos, conceituais e/ou de interpretação na Análise do Comportamento e/ou Behaviorismo Radical; tratamento de aspectos teóricos, filosóficos, metodológicos, conceituais e/ou de interpretação em outros behaviorismos; estudos, experimentos, trabalhos conceituais e/ou de revisão bibliográfica em Ciência do Comportamento, seja básica, translacional ou aplicada, sejam seus sujeitos (se for o caso) humanos ou não; crítica ou complementação às abordagens acima relacionadas; aproximações em relação às abordagens acima relacionadas.

D. Serão aceitos somente a submissão de um trabalho por apresentador, por modalidade. O apresentador, portanto, pode apresentar somente um painel e uma apresentação oral.

 

2. CRITÉRIOS PARA ANÁLISE COMPARATIVA DOS RESUMOS "PRÉ-APROVADOS" NA ETAPA 1

(A aprovação nesta etapa significará a apresentação na modalidade oral). 

Serão priorizados resumos que demonstrarem:

A. Mais clareza e objetividade em todos os seus aspectos.

B. Mais pertinência do trabalho em relação aos grandes temas tratados ou potencialmente tratáveis na JAC (já relacionados na descrição da Etapa 1, item "C").

C. Maior potencial e pertinência para o debate e discussão do trabalho, resultados e/ou método empregados na pesquisa.

D. Aspectos de inovação na pesquisa nos objetivos, método, resultados e/ou conclusões.

E. Melhor fundamentação teórica do estudo. 

Os trabalhos selecionados para serem apresentados na JAC UFSCar, nas modalidades "oral" e "painel", serão divulgada pelos e-mails cadastrados no template do resumo e/ou em resposta aos e-mails com a submissão do resumo.

 

PROCEDIMENTO DE ENVIO/SUBMISSÃO DE RESUMO DE TRABALHO:

As submissões de resumos devem ser feitas via e-mail obedecendo as  normas mencionadas anteriormente e a seguir.

O endereço para envio das propostas é: contatojacufscar@gmail.com

1. O ASSUNTO do e-mail deve ser SUBMISSÃO DE TRABALHO.

2. O CORPO do e-mail deve conter O NOME DO APRESENTADOR E O TITULO DO TRABALHO.

2.1. Caso você queira que seu trabalho seja avaliado somente na etapa 1, ou seja, que seu trabalho seja avaliado somente para a possibilidade de apresentação em painel e não na modalidade "oral", escreva, à frente do título do trabalho a palavra "PAINEL".

3. O e-mail de submissão de resumo de trabalho deve ser enviado até o prazo máximo das 23h59 do dia 30/05/2017 . NÃO SERÃO AVALIADOS RESUMOS ENVIADOS APÓS ESTE PRAZO.

4. Deve estar anexado ao e-mail de submissão o arquivo do resumo do trabalho a ser apresentado. 

4.1. O resumo do trabalho deve ser escrito no template disponibilizado no item "A" das "normas para a submissão de trabalho na JAC UFSCar".

4.2. O nome do arquivo deve ser o nome completo do apresentador sem acentos com as palavras separadas por underline como especificado abaixo.

Correto: “joao_antonio_da_silva”

Incorreto: “João Antônio da Silva”; “JOAO ANTONIO DA SILVA”; “João”... 

 

ATENÇÃO!!!

Você poderá submeter seu trabalho para seleção para apresentação na 16ª JAC UFSCar sem estar inscrito como participante, mas para apresentá-lo (caso seja aceito) será necessário efetuar sua inscrição para participação.

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS:

A apresentação dos trabalhos selecionados deve ser feita seguindo as normas mencionadas a seguir.

 1. A apresentação de Painéis Científicos terá duração de 30 minutos.

1.1. Sugere-se que o painel tenha a dimensão de 90cm x 120cm. As fontes utilizadas não devem ser de tamanho inferior a 30. O título deve ter destaque e recomenda-se o uso de fonte superior a 60. 

1.2. Aconselha-se o uso de fundo branco para o painel e cores escuras para o corpo do texto.

1.3. Após o título informe o(s) nome(s), e-mail(s) e instituição(ões) do(s) autor(es) e orientador(es) da atividade, seguindo as orientações para envio de resumo explicitadas na sessão 1A desta página. O painel deve contemplar o conteúdo da atividade realizada, informando objetivos, métodos, resultados e conclusões.

 2. As Comunicações Orais terão duração máxima de 20 minutos e o tempo será controlado pelo coordenador da atividade. O apresentador pode fazer uso de recursos digitais, como PowerPoint, para explanação e defesa de seu trabalho , no entanto é de responsabilidade do apresentador providenciar os instrumentos para sua comunicação oral, como notebooks.

 

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